Não existe idade para começar a pedalar, seja na vida adulta ou quando crianças. Há muitas opções de bicicletas para começar a pedalar e com tamanhos diferentes. Inclusive para crianças, onde a variedade é boa e ajuda muito no aprendizado e no controle do equilíbrio. A bicicleta infantil pode ser uma ótima opção de exercício para crianças.
Com diferentes tamanhos, materiais e formatos vamos desbravar esse mercado cada vez maior. Além disso, a prática deste exercício quando criança trás diversos benefícios para o desenvolvimento do corpo das crianças. Então, se busca uma bicicleta infantil, acompanhe nosso guia para escolher o melhor modelo. Mais do que isso, ele precisa se enquadrar nas necessidade e desenvolvimento de acordo com a idade da criança.
I. Encontrando o Tamanho Perfeito: Medindo a Altura da Criança e Escolhendo o Tamanho Adequado
Comprar uma bike depende de alguns fatores, não importa a idade de quem vai pedalar. Ficar confortável em cima da bicicleta torna a pedalada mais proveitosa e evita lesões. Por isso, com o tempo o bike fit ganhou espaço no mundo do ciclismo. Medir a estatura e alinhar ela a bicicleta e seus componentes é fundamental ao de escolher uma bike.
Por isso, para crianças é de extrema importância escolher uma bicicleta infantil que se adeque ao tamanho dela. Ainda mais porque crianças tem diversas fases de crescimento e as vezes bem aceleradas. Então no mercado existem diversos tamanhos diferentes de aros, que atendem todas as idades.
A criança precisa alcançar os pedais, apoiar os pés no chão, segurar o guidão sem precisar se esticar. Abaixo veja a lista de recomendação de tamanho de aro para cada idade. Claro, que isso pode variar de acordo com o crescimento da criança.
- Aro 12 (em média, para de 2 a 4 anos de idade)
- Aro 14 (em média, para de 4 a 6 anos de idade)
- Aro 16 (em média, para de 5 a 8 anos de idade)
- Aro 20 (em média, para de 7 a 10 anos de idade)
- Aro 24 (em média, para de 8 a 12 anos de idade)
Além desta variação de tamanhos, há os modelos que se enquadram a diferentes objetivos. Há as bicicletas com rodinhas de apoio, sem pedal, de brinquedo ou próprias para bicicross ou mtb. Assim, além de escolher o tamanho correto é preciso ter o objetivo definido para escolher a bike certa.
II. Equilíbrio e Rodas Estáveis: Rodinhas de Apoio vs. Sem Rodinhas – Qual é a Melhor Opção de Bicicleta Infantil?
Muitas crianças começam a pedalar ainda bem pequenas, naqueles triciclos de brinquedo. Eles foram muito populares nas décadas de 1980 e 1990, e ainda instigam muitas crianças a começarem a pedalar.
Existem dois modelos que ajudam no aprendizado no ciclismo, as bicicletas com rodinhas de apoio e as de equilíbrio. As rodinhas de apoio foram o principal método até os últimos anos, inclusive para adultos. A rodinhas presas à roda traseira impedem que a bicicleta caia com facilidade, ajudando a entender o movimento da pedalada.
Porém, as rodinhas impedem que a criança desenvolva equilíbrio e outras habilidades. Por isso, hoje a bicicleta de equilíbrio, sem rodinhas ou pedais, é mais recomendada atualmente. Com esta bicicleta infantil a criança fica mais livre e aprende a controlar melhor o equipamento.
Além disso, o equilíbrio é testado constantemente, com o movimento feito pelas pernas da criança. Por fim, com as rodinhas é mais difícil controlar a bike com mais velocidade. Na bicicleta de equilíbrio, pelo contrário, as pernas param facilmente a bike, evitando maiores acidentes.
III. Dominando Freios e Controles: Garantindo um Sistema de Freios Eficiente e Fácil Manuseio
Os freios são um componente muito importante no aprendizado. Com eles a criança vai ganhando confiança e os utiliza quando vê necessidade. Eles evoluem conforme a habilidade cresce. Alguns modelos não há freios, como nas bicicletas de equilíbrio, onde os freios são os pés. Em outras, basta levar os pedais para trás para diminuir a velocidade.
Conforme o crescimento da criança, as mãos ganham mais forma e precisão ao apertar os freios. Com isso, é comum encontrar em bicicleta infantil o freio V-brake, considerado um dos mais seguros modelos.
IV. Materiais Duráveis para Aventuras Duradouras: Explorando os Materiais de Construção e sua Relação com Durabilidade
Produtos para crianças, de modo geral, precisam ser duradouros e resistentes. No ciclismo não é diferente, e a bicicleta infantil precisa ter boa durabilidade. O material de quadro mais usado é o aço, pois ele é mais rígido e resistente a quedas.
As quedas ocorrem no ciclismo, principalmente nesta fase de aprendizado. Até mesmo os ciclistas mais experientes e profissionais estão sujeitos a quedas. Por isso, os materiais em bicicleta infantil devem ser mais resistentes.
V. Além da Bicicleta: A Importância dos Equipamentos de Proteção
A proteção é importante no ciclismo independente da idade da prática dele. Como falamos, esta atividade é propensa a acidentes, principalmente na fase de aprendizagem. Assim, é fundamental a utilização de equipamentos de segurança.
O capacete é a principal peça para a proteção das crianças, sempre afivelado corretamente. É importante usar outros itens como as luvas, um bom calçado, joelheiras e cotoveleiras. Assim, a criança estará bem protegida nas quedas que certamente acontecerão.
VI. Treinamento e Supervisão: Ensinar Regras e Promover a Segurança já nas Primeiras Pedaladas
Para ter um bom aprendizado, a criança precisa ter confiança em quem está o ensinando. Com a confiança fica mais fácil para quem está instruindo passar o conhecimento e levar a criança a adquirir habilidade. Um ponto principal é ensinar regras de trânsito desde cedo, para que ao pedalar não corra riscos de acidentes.
Claro que também é importante respeitar todas as regras para oferecer também mais segurança para terceiros. Ensinar todas as regras de segurança ajudará muito na formação da criança no ciclismo e na vida. Por isso, uma boa supervisão é fundamental para ajudar no conhecimento e no aprendizado ao pedalar.
VII. Mantendo a Jornada Segura: Dicas Simples para Manter a Bicicleta Sempre Pronta e Segura
Ter o conhecimento da sua bicicleta torna a vida no ciclismo muito mais fácil. Quem nunca precisou fazer um reparo durante uma pedalada? Pois bem, muitos deles podem ser evitados com simples manutenções. Então, ensinar a criança que cuidar da bicicleta infantil desde cedo ajuda nesses casos.
Lubrificar as correntes, manter os freios sempre funcionando, cuidados com as marchas e a troca delas são algumas dicas que ajudam na manutenção. E claro, não se esqueça do suporte de garrafinha de água, a hidratação é muito importante em todas as idades.
Com tudo isso explicado, basta aproveitar seu filho ou filha e pedalar por aí. Seja explorando trilhas, sem muita dificuldade, ou as ruas do bairro e estradas por aí. Toda pedalada é uma aventura, ainda mais para crianças que possuem uma imaginação infinita. Isso renderá diversas histórias para contar aos coleguinhas na escola.
Você já conhece o Seguro da Bike Registrada? Somos a solução mais completa, rápida e fácil no mercado. Saiba mais!