Equipamentos

Guia completo do capacete de bicicleta

Usar um capacete de bicicleta é algo que a maioria dos ciclistas que pedalam frequentemente ou fazem longas viagens já dão como certo.

Mas você já se perguntou qual é a sua origem ou por que tem um formato tão peculiar?

Nesse artigo respondemos essas e muitas outras perguntas sobre esse parceiro infalível numa pedalada.

Foto de capa: Reprodução Unsplash/bady abbas

 

Qual é a origem do capacete de bicicleta?

Provavelmente você tenha visto aquelas fotos velhas dos primeiros ciclistas usando aqueles capacetes de couro, certo?

Pois bem, assim eram os capacetes de bicicleta em seus primórdios, mas ofereciam uma proteção mínima.

É a partir dos anos 70 que os capacetes modernos para bicicletas começam a ganhar forma.

Os primeiros foram feitos pela MSR, fabricante de equipamentos de montanhismo, e pela Bell, que fabricava capacetes para carros e motocicletas de competição.

Esses capacetes eram uma variante dos capacetes de motocicleta.

Estavam feitos de isopor e uma carcaça externa mais dura feita de plástico.

O primeiro capacete projetado exclusivamente para bicicletas foi o Bell Biker, lançado em 1975.

Logo depois veio o V1-Pro, em 1983, lançado pensado nas competições.

Em 1985, o padrão Snell B85 foi criado.

Foi o primeiro padrão para capacetes de bicicleta, uma vez que anteriormente cada marca fabricava o capacete como bem entendesse.

Mas havia um problema: os capacetes tinham pouca ventilação.

Não foi até 1990 que a técnica de microshell no molde foi inventada, tornando-se a tecnologia dominante.

Graças a esta técnica, os capacetes passaram a ter mais ventilação e formas mais complexas.

No entanto, foram necessários vários anos para que surgisse o capacete como o conhecemos hoje, que é leve e, ao mesmo tempo, resistente.

Por que os capacetes têm esse formato e como funcionam?

O formato do capacete de bicicleta é uma mistura de vários fatores, como os materiais, a aerodinâmica e a ventilação.

Existem basicamente dois tipos principais de capacetes: carcaça rígida (hard shell) e micro/carcaça macia (micro/soft shell).

Mas os dois capacetes funcionam da mesma forma. Quando a estrutura rígida é esmagada, a energia do impacto é absorvida na sua totalidade.

Além de reduzir a energia do impacto, os capacetes de bicicleta dispersam a energia de golpes concentrados que poderiam ferir uma área menor da cabeça.

Vale destacar que os capacetes devem ser descartados após qualquer acidente, porque já não serão efetivos.

Também vale mencionar que os capacetes são uma ajuda para raspões e cortes, mas eles não são uma proteção garantida em impactos de alta velocidade.

Porém, funcionam muito bem numa velocidade moderada.

Eles brindam uma proteção em geral para os impactos, mas não são infalíveis contra uma colisão de carro, por exemplo.

Quanto ao formato, é assim porque deve ser leve (ao contrário de seus antecessores rígidos) mas também ventilado, pois o exercício do ciclismo faz com que o corpo aumente muito a temperatura.

Os furos nos capacetes das bicicletas estão dispostos estrategicamente para garantir a melhor ventilação e absorção e dispersão de impactos e golpes.

O que pode acontecer com o ciclista se não usar o capacete de bicicleta?

Seja um ciclista amador, frequente, profissional, faça passeios tranquilos ou longas cicloviagens, tente melhorar sua performance ou durante uma competição, o uso do capacete de bicicleta pode fazer uma grande diferença.

Embora seu uso não seja obrigatório fora das competições, é altamente recomendado ter um capacete sempre que for pedalar.

O ponto mais importante é que, embora não seja infalível, como no caso de um impacto de carro, esse não é o único tipo de acidente que pode acontecer com um ciclista.

De fato, são mais as lesões causadas por outro tipo de fatos, como bater num galho, do que um impacto de carro.

O capacete pode prevenir cerca de 85% das lesões na cabeça, que, como você pode imaginar, é uma das partes mais sensíveis do corpo.

Num acidente, a absorção do impacto do capacete reduz a força com a que o cérebro bate no crânio durante um golpe na cabeça.

Além disso, impede o contato direto do crânio com o objeto do impacto, ajudando na prevenção de uma lesão grave na cabeça.

Um ciclista que não usa capacete de bicicleta está muito mais exposto a sofrer lesões severas na cabeça.

Isso é assim porque o capacete absorve a energia cinética de um impacto. Essa energia, basicamente, ao recorrer a cabeça, pode causar uma lesão importante.

capacete de bicicleta

Foto: Reprodução Unsplash/Jeromey Balderrama

Quais modelos de capacete de bicicleta posso escolher?

Caso você não tenha capacete, ou esteja pensando em adquirir um novo, fizemos uma lista de alguns dos melhores modelos, mas também dos mais econômicos.

Absolute Wild: custo-benefício

O Absolute Wild está primeiro na lista principalmente por dois motivos.

O primeiro deles é porque é o melhor no que tem a ver com custo-benefício.

E o segundo motivo é que é um capacete que tem tudo: é leve, seguro, confortável e estiloso.

Absorve a umidade e o mau odor, é lavável, conta com tela anti insectos, uma ótima respiração e conta com uma pala removível que serve tanto para a chuva quanto para o sol forte.

Você acha esse modelo no mercado por menos de R$ 150.

MTB 2.0 V: um dos mais baratos

Esse capacete é perfeito para ciclistas de entrada.

Além de ser também um ótimo custo-benefício, é simples, eficiente e barato.

E conta um diferencial que outros capacetes não tem: uma proteção extra na nuca.

Você pode achar por R$ 100 ou menos.

Downhill HUPI DH-3: um dos melhores (e mais caros também)

Como o nome bem indica, esse aqui é um capacete especial para downhill, mas também serve para MBX ou enduro.

É um capacete fechado, mais parecido com aqueles de motocicletas, e super reforçado.

Também conta com um dos designs mais aerodinâmicos do mercado. É, sem dúvidas, um capacete de bicicleta que satisfará aos ciclistas mais exigentes.

Mas o preço também é exigente, pois custa uma média de R$ 800.

Cairbull

Por último, um capacete para MTB de gama meia.

Conta com uma aerodinâmica e ventilação especiais, ou seja, você conseguirá atingir uma velocidade importante e, simultaneamente, estar protegido.

Você pode achar esse modelo por menos de R$ 400.

Não hesite em deixar seu comentário contando sua experiência usando capacete de bicicleta. É sempre bem-vindo um depoimento que demonstre a importância desta peça essencial na vida de todo ciclista.

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