Não importa as mudanças eletrônicas sofisticadas e os freios a disco — de volta ao mundo real que a maioria de nós habitamos, as mudanças mecânicas e os freios de aro de pinça ainda são os sistemas de freios e marchas mais comuns. Por isso, é bom conhecer como instalar freio na bicicleta.
Eles também são mais fáceis — e um pouco mais baratos — de reparar e substituir e, se você cuidar dos cabos da sua bicicleta, esses cavalos de trabalho leais devem te proporcionar anos de serviço seguro e eficiente.
Mas independentemente do tipo de freio que você tenha em sua bike, nós desenvolvemos um conteúdo exclusivo para que você tire suas dúvidas. Confira!
Qual a importância de um freio bem instalado para a segurança do ciclista?
Os freios são um componente extremamente importante das bicicletas. Eles permitem que o ciclista controle quando a bike irá parar. Isso é especialmente útil ao descer uma ladeira, um relevo acidentado ou encontrar um obstáculo.
Um bom conjunto de freios responderá rapidamente e forçará a moto a parar imediatamente. Os controles de freio são encontrados no guidão e são conectados a cabos que vão até as rodas.
Quando eles são pressionados, um cabo se contrai diminuindo a velocidade e parando o movimento da roda. Em caso de má instalação do item, o ciclista pode sofrer acidente, sendo leve ou fatal. Para ter prazer e satisfação em praticar o ciclismo é necessário que faça isso com segurança.
Quais são os modelos de freios para bike?
Comumente, existem alguns tipos de freios de bicicleta, sendo eles:
Freio Pinça
O estilo mais comum de freio de pinça é o freio de pinça de pivô duplo que compreende dois braços e oferece grande poder de parada junto com uma opção de controle de frenagem mais fácil.
Essas pinças de freio de bicicleta de estrada são mais fáceis de manter com uma configuração simples. Assim, este tipo de break é comumente a escolha do profissional.
V-Brakes
Também conhecidos como freios cantilever de tração direta, geralmente montados em saliências no quadro ou garfos. Este tipo de freio é considerado um dos sistemas de frenagem que oferecem grande poder de parada e boa folga tanto para guarda-lamas quanto para uso off-road.
Freio Cantilever
O cantilever é projetado como um freio de aro que tem as pinças aparafusadas nas saliências nas lâminas do garfo da bicicleta e nas escoras do assento.
A pontuação positiva para o freio cantilever é que ele foi projetado para fornecer uma folga muito ampla, é muito leve e tem a capacidade de exercer muita alavancagem no aro da roda.
Freio de disco
Recentemente, o freio a disco tornou-se um tipo de sistema de frenagem que ganhou maior crescimento. Como a UCI permite oficialmente que os profissionais usem freios a disco em 2018, a popularidade dos freios a disco só aumentou.
Embora ainda existam alguns grupos de ciclistas profissionais que preferem os freios de pinça. Pois são mais leves e têm um desempenho de potência decente.
No entanto, alguns ciclistas acham que a consistência do freio a disco permite que eles andem em todas as condições climáticas.
Como instalar freio na bicicleta?
Com as ferramentas e dicas certas, você deve estar no caminho certo em pouco tempo para realizar essa tarefa. Por isso, siga nosso passo a passo!
- Adquira novas pastilhas feitas de um material resistente.
- Aponte-a para a frente para que ela fique voltada para a direção certa.
- Deslize-a no paquímetro. Insira a pastilha na parte de trás da sapata de freio e empurre-a para frente.
- Aperte o parafuso de retenção na pinça. Quando a almofada estiver totalmente para dentro, o parafuso de retenção deve voltar facilmente.
- Repita o processo para as outras 3 pastilhas de freio.
- Se você teve que remover a roda, também terá que ajustá-las.
- Coloque a roda de volta se você a removeu. Pegue a roda da bicicleta e coloque-a de volta no eixo. Em seguida, empurre para baixo a alavanca de liberação rápida para travá-la de volta no lugar.
Agora você deve ajustar as pastilhas para ter um ótimo resultado.
- Solte as sapatas de freio afrouxando o parafuso de retenção maior.
- Deslize as pastilhas para que fiquem alinhadas sobre o aro da roda.
- Aperte o parafuso de retenção para travar as almofadas no lugar.
- Gire o botão de ajuste para que os pads fiquem 1⁄8 pol. (0,32 cm) do aro.
- Teste os freios para certificar-se de que eles param as rodas. Substituir os freios incorretamente pode ser perigoso, portanto, sempre verifique seu trabalho quando terminar.
Lembrando que, nunca tente andar de bicicleta se as rodas não estiverem centralizadas corretamente. Leve a bicicleta a um especialista para reparos. Isso será muito seguro e garantido!
A instalação do freio a disco é igual? Vamos ver?!?
- Limpe o interior da pinça de freio usando spray desengordurante e uma toalha de papel.
- Coloque as novas almofadas na mola que as acompanha e aperte-as juntas.
- Deslize as pastilhas de freio a disco.
- Insira o pino de retenção de volta na pinça.
- Coloque a roda de volta e gire-a para verificar o alinhamento.
- Ande de bicicleta em uma área segura e freie forte de 10 a 20 vezes. Está pronto!
Você notará que os freios parecem mais fortes cada vez que você os puxa enquanto faz esse processo. Uma vez que você não perceba mais nenhuma mudança na força com que eles estão trabalhando, você pode andar de bicicleta normalmente.
De qual tipo de freio você vai precisar de um mecânico e os que não precisarão?
O rotor do freio a disco é geralmente feito de aço e dimensionado entre 140 mm e 203 mm de diâmetro, com rotores maiores usados onde é necessária uma frenagem mais forte, como em mountain bikes em declive.
O rotor pode ser conectado ao cubo da roda com seis parafusos ou usando o sistema Centerlock da Shimano, onde um anel de trava é aparafusado nas roscas do cubo. Este quase não precisará frequentar um mecânco devido sua rigidez e produtos resistentes.
Os freios a disco hidráulicos têm a vantagem de não haver atrito na mangueira e, assim, todo o esforço de frenagem é transmitido ao freio.
Como a linha hidráulica é um sistema fechado, há menos manutenção necessária do que um freio a cabo, embora o sistema possa precisar sangrar ocasionalmente se for contaminado. Aprender a sangrar os freios é uma habilidade fundamental para qualquer mecânico doméstico comprometido.
Neste caso acima, você pode reparar que as visitas ao mecânicos se tornarão mais frequentes. Porém, tudo vai da modalidade que você pratica ou da bike que você tem. No final, quem decide o critério é você mesmo.
Gostou do post? Então aproveite e entre em contato com nossos atendentes para que você possa fazer o seguro de sua bike e se livrar de toda essa inconveniência!