Equipamentos

O que você precisa saber sobre a Fat Bike

Você já deve ter visto alguma vez bicicleta com um pneu grosso. Muito mais grosso do que vemos por aí em bikes de mtb. Se comparados com bicicletas de speed então, são muito mais largos. Estas são as fat bike, que chamam a atenção de longe e dificilmente passam despercebidos.

A diferença de largura dos pneus é grande, e uma fat bike tem de 3,5 até 5 polegadas. As bikes convencionais têm em média 2 polegadas e bikes de speed que são ainda menores. Seus pneus mais largos viabilizam explorar terrenos que bikes de mtb têm dificuldade, como na neve ou areia de praia.

Este tipo de bike não é novidade, mas se popularizou nos últimos anos. Foi criada na década de 1980 na região do Alasca nos Estados Unidos. Seu objetivo era para pedalar e realizar competições na neve. Acompanhe a seguir mais informações sobre estas bikes de pneu grosso e tudo o que precisa saber sobre elas.

 

Para que serve bicicleta com pneu grosso?

A princípio, esse tipo de pneu de bicicleta foi desenvolvido para ser usado na neve. Como se adaptou muito bem passou a ser usada em qualquer tipo de piso, principalmente com maiores dificuldades. Funcionam muito bem em terrenos com maiores dificuldades, como pedras no caminho, por exemplo.

A flutuação desse tipo de pneu viabilizou andar de bicicleta em terrenos que outras bikes têm muita dificuldade. Porém, com a versatilidade que a fat bike tem, o uso dela é feito em todos os tipos de piso. Então, para passar terrenos com maior dificuldade, ou viagens longas no asfalto, a fat bike entrega muito conforto.

Este conforto está diretamente associado à pressão que os pneus têm em sua calibragem. Apesar de muito grandes, a pressão é muito menor do que em pneus de mtb, por exemplo. A média de calibragem está entre 15 e 25 PSI fazendo os pneus trabalharem como “amortecedores”.

Por isso, o conforto é muito maior ao pedalar junto com a tração em terrenos instáveis. Então, se está em busca de uma maior tração, as fat bike são perfeitas para isso. Seu tamanho aumenta o contato com o solo, dando mais estabilidade e se adaptando a diferentes solos. Inclusive no asfalto é comum vermos as fat bike, mas sem pneus com cravos, que não tem funcionalidade neste piso.

Quanto pesa uma fat bike?

Por conta de os pneus de uma fat bike serem maiores, tudo precisa ser proporcional nesse tipo de bicicleta. Desta forma, os aros são igualmente grandes aos pneus, e precisam ser leves para deixar a bike pesada. Então, o material mais utilizado nos aros é o alumínio, e seu tamanho fica semelhante ao aro 29’’.

O volume do pneu dá essa impressão, mas os tamanhos de aro de fat bike variam entre 24, 26 e 27,5 polegadas. Existem montadoras que produziram fat bike de 29 polegadas, mas o mais comum é encontrar nos tamanhos anteriores. Eles precisam ser leves para compensar o tamanho dos pneus e furados para aliviar o peso das rodas.

O peso é um fator muito importante no ciclismo, onde se busca materiais mais leves para um melhor desempenho. Mas, como os pneus são muito maiores de uma fat bike, seu peso também é superior comparando com outras bikes. Sendo assim, os garfos e os quadros precisam acompanhar o restante do tamanho dos pneus. Eles são diferenciados nos tubos que são mais largos.

O peso de uma fat bike gira em torno de 15 quilos em média, enquanto uma bike comum de mtb tem mais ou menos 10 quilos. Essa diferença é considerável, mas não é um fator que atrapalhe no desempenho. Afinal, a finalidade de uma fat bike não é ser leve e propor o mesmo que uma bike de mtb ou de speed. O que gira em torno dos pneus largos é o conforto e evencer obstáculos mais complicados.

Onde pedalar com uma fat bike?

Como já informamos, as fat bikes foram desenvolvidas para desbravar terrenos que outras bikes não são funcionais. Com isso, para poder andar na neve do Alasca, surgiram os pneus grossos que responderam muito bem a esse tipo de terreno. Mas não é só na neve que dá para andar com uma fat bike, ela é recomendada para qualquer piso.

A maior tração dos pneus largos facilita para que os obstáculos que outras bikes têm dificuldade sejam superados. Por exemplo, em praias, muitas bicicletas não têm a mesma facilidade que uma fat bike na areia fofa. Em montanhas com muitas pedras, os pneus largos também levam grande vantagem sobre os outros.

Até mesmo no asfalto as fat bike tem bom desempenho. Muito por conta do conforto em pedalar esse tipo de bicicleta. Mas, lembre-se de não usar pneus com cravos no asfalto, aí o desempenho não será o mesmo. Por fim, as trilhas também são excelentes para as bicicletas com pneu largo. Com muitas pedras, raízes, desníveis ou buracos, sua performance é muito boa.

Qual a vantagem de dessa bicicleta?

Como percebemos, pedalar com uma fat bike traz muitas vantagens. Como é adaptável a qualquer piso, da neve a areia, das trilhas ao asfalto, dá para usá-la sempre. Em qualquer época do ano é possível pedalar com ela. Além disso, ela pode ser usada por iniciantes no ciclismo, pois há mais facilidade nas manobras.

Elas são muito recomendadas para momentos de recreação ou mesmo para locomoção ou competições. Com isso, a fat bike traz a possibilidade de criar diversos momentos de recreação e levar a qualquer lugar.

Seguro para Fat Bike

Uma bike é um bem muito precioso. Não só pelo investimento financeiro, mas é comum nos afeiçoarmos a nosso equipamento. Nos percursos, independente do piso, há riscos que o ciclismo traz, como acidentes. Eles podem comprometer a bicicleta precisar de reparos ou mesmo da substituição. Assaltos ou furtos também podem ocorrer e causar prejuízos.

Por isso, não deixe de conhecer e contratar um seguro para sua fat bike. É importante proteger seu bem em caso de algum acidente ou subtração de seu equipamento. Infelizmente, estamos sujeitos a insegurança pública e as bikes são muito visadas. Conheça nosso seguro para fat bikes e pedale com mais tranquilidade por aí.

>>> Clique aqui para conhecer nosso seguro para fat bike.

Modelos da Fat Bike

Abaixo vamos mostrar dos principais modelos de fat bike do mercado. Não deixe de conhece-las.

Fat Bike Elleven 26’’

Aro: 26’’ 21 velocidades

Quadro: Alumínio

Freio: Disco

Câmbio dianteiro: TY500 ( puxa por cima ) Shimano Tourney

Câmbio traseiro: TZ500 7 Velocidades Shimano Tourney

Valor: Em torno de R$ 3.000,00

fat bike

26 Fatboy 12V Fat bike

Aro: 26’’

Quadro: fatboy alumínio 6061, c/ solda polida, tamanho 16

Freio: Disco hidráulico com discos lovit

Pneus: 26×4.0 chaoyang

Câmbio traseiro: Absolute 12v

Valor: Em torno de R$ 2.300,00

fat bike

Não deixe de proteger sua bike. Conheça nosso seguro para fat bikes.

Artigos relacionados
Equipamentos

Tudo sobre rolo de treinamento smart

No universo do ciclismo, os rolos smart surgiram como uma revolução para o treinamento indoor.
Leia mais
Equipamentos

Como fazer um rolo de treino bike caseiro?

Imagine poder pedalar sem se preocupar com o clima lá fora, aprimorar sua técnica e ainda manter a…
Leia mais
Equipamentos

Resenha completa do rolo de treino absolute

Com a ascensão do ciclismo como uma das formas mais populares de exercício e lazer, muitos…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *