O roubo qualificado é um crime grave que pode levar a graves repercussões legais se for condenado. É importante compreender as diferenças entre vários tipos de furto e roubo, para que se possa proteger de se tornar vítima. Aqui, discutiremos as diferenças entre furto simples, furto qualificado, roubo, roubo qualificado e suas consequências legais. Vamos também ver, principalmente, como se proteger de se tornar vítima de um roubo e se inscrever em um seguro de bicicleta para se prevenir de imprevistos.
Se você teve uma bicicleta roubada e não sabe como agir, já confere nosso artigo para saber o passo-a-passo do processo para a sua recuperação.
O que difere furto de roubo de bicicleta?
As duas atitudes são crimes que subtraem o bem de valor alheio. A diferença entre as duas infrações é a forma como acontecem e as penas que são definidas para cada caso.
O que classifica um furto qualificado?
Furto e roubo são duas infracções distintas, cada uma com o seu próprio conjunto de consequências legais. O furto simples é um delito que subtrai o pertence de alguém e implica uma leve pena de prisão ou liberdade condicional.
O furto é considerado qualificado caso ocorra uma destas situações agravantes previstas na lei:
1 – Destruição ou rompimento de um obstáculo: quando o criminoso destrói alguma barreira protetora que existia para evitar o furto.
2 – Abuso de confiança ou fraude: Quando existe uma fraude ou proveito de uma situação de confiança com a vítima. Exemplo: situações com pessoas com vínculos empregatícios.
3 – Uso de chave falsa: Quando utiliza um objeto externo para obstruir algum item de proteção.
4 – Duas ou mais pessoas: Um furto também é qualificado no momento em que duas ou mais pessoas participam do crime.
Essas situações que qualificam o crime de furto são previstas no artigo 155, § 4º do Código Penal.
Qual a diferença entre roubo e roubo qualificado de bicicleta?
O roubo é uma ofensa mais grave do que os furtos. É definido como a tomada de propriedade pela força, intimidação ou ameaça de força e ou roubo. O roubo é considerado um crime violento e visto como mais grave do que um simples furto devido à natureza violenta do crime.
O autor do crime pode enfrentar penas adicionais pela utilização de uma arma mortífera, como uma arma de fogo. A ação pode também envolver o uso de uma arma, tal como uma faca, uma arma, ou uma clava, para ameaçar ou intimidar a vítima.
Mas o roubo só é julgado como qualificado quando a violência do crime gerar duas situações específicas: lesão grave ou gravíssima e/ou morte.
Quais as penas para cada tipo de crime?
O roubo qualificado é um crime grave e tem graves consequências legais se for condenado. Dependendo do estado em que o crime é cometido, pode ser acusado como delito ou crime. Em alguns estados, o furto qualificado pode ser acusado como crime, mesmo que o valor dos bens roubados seja inferior ao limiar do Estado para a acusação de crime. A pena pode ser de 2 a 8 anos.
Se for condenado por um roubo, uma pessoa pode enfrentar uma pena de prisão mínima de um a cinco anos, uma multa de até $10.000, ou ambas. Em alguns Estados, o tribunal pode também ordenar ao arguido que faça a restituição à vítima, o que pode incluir a devolução do bem roubado ou o pagamento à vítima do valor total do bem roubado.
Nos casos nos quais a violência gera lesão grave, ou gravíssima, a pena é a reclusão de 7 a 15 anos. Quando a violência gera a morte, a pena é a reclusão de 20 a 30 anos.
O que fazer quando minha bicicleta for roubada?
Caso você passe por esta situação e tenha seguro, você poderá escolher a melhor forma de ser ressarcido. O importante é que não terá que se preocupar em ficar sem o seu bem. Confira este artigo, que te ajudará a escolher, dependendo do caso, entre a indenização ou a reposição.
O que é que o seguro de bicicleta do Bike Registrada cobre?
O seguro de bicicleta do Bike Registrada cobre os custos de substituição ou reparação de uma bicicleta roubada ou danificada. O seguro de acidente pessoal para ciclista também cobre quaisquer custos adicionais associados ao roubo ou dano, tais como despesas médicas e odontológica, e muito mais.
O nosso seguro pode ser uma ótima forma de se proteger de perdas financeiras devido a roubo ou danos. É importante notar, no entanto, que o seguro de bicicleta não cobre quaisquer artigos pessoais que possam ser roubados ou danificados juntamente com a bicicleta.
Como assinar um seguro de bicicleta?
A inscrição no seguro de bicicleta é um processo simples. O processo de assinatura no Bike Registrada é simples, totalmente online e seguro. Inclusive a vistoria é feita de forma online e simplificada. Para iniciar o seu processo, faça a simulação. ali você informará dados como o modelo da bike.
Depois de ter selecionado o seu plano no Bike Registrada, você escolherá a cobertura mais adequada a você. Por fim, você será encaminhado a nossos especialistas que lhe orientarão durante todo o processo de vistoria e ainda lhe responderão eventuais dúvidas.
Agora que você já compreendeu as diferenças entre roubo e roubo qualificado para se proteger, está na hora de tomar as atitudes necessárias para preservar o seu bem e acionar o seguro, no caso de ser roubado. Ao compreender as consequências legais destes crimes e ao tomar medidas para se defender, você pode reduzir muito o risco de se tornar uma vítima.
Para assinar o nosso seguro, basta entrar no site e se proteger de uma vez por todas de todos esses riscos.