Seguro de Bicicleta

Seguro para bicicleta vale a pena?

Você com certeza já deve saber que a segurança no ciclismo é muito importante, independente da modalidade que você pratica ou se é um profissional ou não. Mas, você já se perguntou se seguro para bicicleta vale a pena?

Bem, sem sombra de dúvidas é muito importante contar com um seguro para o seu dia a dia, principalmente por conta dos diversos risco que você corre para um simples pedal. 

Por isso, hoje vamos esclarecer tudo sobre o seguro de bicicleta, mostrar as coberturas que ele oferece e exemplos de casos em que você poderá utilizá-lo. Assim, você terá a resposta para a grande dúvida, “Seguro para bicicleta vale a pena?”.

Continue a leitura e aproveite!

Foto da capa: Reprodução Sunil Chandra Sharma

O que é o seguro de bicicleta? 

O seguro de bicicleta é um serviço oferecido por algumas seguradoras que oferece proteção financeira em caso de roubo, furto qualificado, danos acidentais ou lesões pessoais relacionadas ao uso da bicicleta segurada. 

Esse tipo de seguro pode ser útil para ciclistas que utilizam suas bicicletas com frequência e querem se proteger contra possíveis perdas financeiras causadas por eventos inesperados.

Os seguros de bicicleta podem oferecer cobertura para uma variedade de situações, como roubo, danos causados por acidentes, danos causados por desastres naturais, assistência técnica e até mesmo cobertura de responsabilidade civil, que protege o segurado de ter que pagar indenizações a terceiros em caso de danos ou lesões causados pelo uso da bicicleta. 

Como funciona o seguro de bicicleta?

O seguro de bicicleta da Bike Registrada funciona da seguinte maneira:

1. Cadastro da bicicleta

O ciclista cadastra sua bicicleta no site da Bike Registrada, informando suas características, marca, modelo, número de série, entre outras informações. Esse cadastro serve para identificar a bicicleta em caso de roubo ou furto qualificado e facilitar o processo de acionamento do seguro.

2. Escolha do plano

O ciclista escolhe o plano de seguro que melhor atende às suas necessidades e faz o pagamento do valor correspondente à cobertura escolhida.

3. Acionamento do seguro

Em caso de roubo, furto qualificado ou danos à bicicleta segurada, o ciclista deve acionar o seguro, informando o ocorrido e fornecendo as informações necessárias para a análise do sinistro.

4. Análise do sinistro

A seguradora analisa o sinistro e verifica se as coberturas contratadas pelo ciclista se aplicam ao evento ocorrido.

5. Indenização ou reparo

Se o sinistro for coberto pelo seguro, a seguradora pode pagar uma indenização ao ciclista ou realizar o reparo ou reposição da bicicleta segurada.

É importante lembrar que o seguro de bicicleta da Bike Registrada é uma parceria com a seguradora Essor e as coberturas e condições podem variar de acordo com o plano contratado. 

Portanto, leia atentamente as condições do serviço antes de contratar o seu seguro de bicicleta. 

Por que fazer o seguro de bicicleta?

Existem várias razões pelas quais fazer um seguro de bicicleta pode ser uma boa ideia, tais como:

  • Custos acessíveis: em comparação com outros tipos de seguros, os seguros de bicicleta geralmente têm custos acessíveis, tornando-se uma opção viável para ciclistas de diferentes perfis e necessidades.
  • Tranquilidade: Fazer um seguro de bicicleta pode trazer tranquilidade para o ciclista, que sabe que está protegido contra eventos inesperados que podem causar perdas financeiras.
  • Economia a longo prazo: Embora o seguro de bicicleta envolva um custo, em caso de sinistro, a proteção financeira oferecida pode resultar em economia a longo prazo, evitando que o ciclista precise arcar com os altos custos de reparos ou de uma nova bicicleta.

Além de tudo isso, temos as coberturas, que podem ser as mais diversas possíveis, ajudando você a economizar ainda mais com os custos futuros.

Vamos ver quais são os tipos de cobertura? Acompanhe abaixo!

Seguro para bicicleta vale a pena

Foto: Reprodução Kyle Mackie

Situações que o seguro para bicicleta vale a pena

Conforme vimos anteriormente, os motivos para se ter um seguro de bicicleta são diversos e com certeza mudaria muito a sua vida em alguma ocasião estressante com a sua bike. Vamos ver como isso funciona na prática?

Veja a seguir, nove situações que o seguro para bicicleta vale a pena e cobre os danos que você sofreu.

1. Roubo ou furto qualificado

O primeiro e mais importante caso de cobertura do seguro de bicicleta é o roubo ou furto qualificado. Os casos desse tipo de crime têm aumentado em todo o país, gerando um alerta maior entre os ciclistas de onde deixam as suas bikes.

No estado do Espírito Santo, os casos aumentaram em 20% comparado ao ano de 2021, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

Com isso, os aumentos da procura por um seguro para a bike também tiveram seu aumento no último ano.

Os casos são diversos e ocorrem quase diariamente e independe do local e horário que você esteja. Por isso, com o um seguro de bicicleta, você terá a sua proteção redobrada, sem ter dores de cabeça em ter que economizar o dinheiro para a compra de uma nova bike.

Então, com certeza esse é um excelente motivo para decidir se o seguro para bicicleta vale a pena.

Mas, lembre-se, a sua vida sempre deve vir em primeiro lugar. No caso de assaltos, entregue a bicicleta sem hesitar, pois a sua segurança é mais importante.

2. Danos causados por colisão ou acidente

Se a bicicleta sofrer danos devido a uma colisão ou acidente, o seguro de bicicleta pode cobrir o custo de reparo ou substituição, dependendo das coberturas contratadas pelo ciclista.

Ao acionar o seguro, o ciclista deve informar os detalhes do acidente e apresentar fotos da bicicleta danificada, além de quaisquer outros documentos necessários para avaliar o sinistro, como o boletim de ocorrência, por exemplo.

Em seguida, a seguradora irá analisar o sinistro e verificar se a cobertura de danos por colisão ou acidente se aplica à situação.

Se o sinistro estiver coberto, a seguradora poderá pagar pelo reparo da bicicleta ou, se o dano for irreparável, cobrir o custo de substituição da bicicleta segurada.

3. Danos causados por desastres naturais

Um exemplo de danos causados por desastres naturais a uma bicicleta é o caso de uma enchente que atinge a cidade, inundando as ruas e causando estragos nas casas e veículos.

Se a bicicleta estiver guardada em um local que é atingido pela enchente, ela pode sofrer danos graves, como ferrugem nas peças, problemas elétricos no sistema de iluminação, danos na pintura ou na estrutura da bicicleta, entre outros.

Se o ciclista tiver contratado o seguro de bicicleta com a cobertura para danos causados por desastres naturais, ele poderá acionar o seguro para cobrir os custos de reparo ou substituição da bicicleta, dependendo da extensão dos danos.

Podemos inserir mais um item a nossa lista para saber se seguro para bicicleta vale a pena, não é mesmo?!

4. Roubo de acessórios

Se os acessórios da bicicleta, como faróis, lanternas, ciclo computadores, entre outros, forem roubados, o seguro de bicicleta do Bike Registrada pode cobrir o custo de reparo ou substituição.

Vale lembrar que é importante manter registros atualizados dos acessórios da bicicleta, com fotos e informações sobre o valor de cada item, para facilitar o processo de acionamento do seguro em caso de necessidade.

5. Responsabilidade civil

Um exemplo de Responsabilidade Civil da bike é quando um ciclista se envolve em um acidente de trânsito com um pedestre ou outro veículo e é considerado responsável pelo acidente, causando danos físicos ou materiais a terceiros.

Nesse caso, se o ciclista tiver contratado o seguro de bicicleta com a cobertura de Responsabilidade Civil, ele poderá acionar o seguro para cobrir os custos de indenização aos terceiros envolvidos no acidente.

A cobertura de Responsabilidade Civil pode cobrir danos corporais ou materiais causados a terceiros, além de despesas com advogados e custas judiciais, caso haja necessidade de processo judicial.

6. Assistência técnica e mecânica

No meio do pedal você começa a sentir uma sensação estranha na sua bike. De repente, ela começa a apresentar mais problemas e você se depara com uma peça quebrada, impedindo você de continuar o percurso.

Nesse caso, se você tiver contratado o seguro de bicicleta com a cobertura de Assistência Técnica e Mecânica, poderá acionar o seguro para obter auxílio técnico e mecânico no local do incidente.

A cobertura de Assistência Técnica e Mecânica pode incluir serviços como reparo de pneus, troca de corrente, ajustes de freios e câmbio, entre outros.

7. Acidentes pessoais

Por último, em nossa lista de situações em que o seguro para bicicleta vale a pena, temos os casos de acidentes pessoais.

No Brasil, a Bike Registrada é a única a oferecer esse tipo de cobertura, sendo possível contratar coberturas que ofereçam indenização em casos de morte acidental ou invalidez permanente total ou parcial.

O valor da indenização varia de acordo com a cobertura escolhida e pode chegar a até R$ 75.000,00, dependendo do plano contratado.

É importante lembrar que essa cobertura não oferece proteção para danos à bicicleta em si, apenas para danos corporais sofridos pelo ciclista em caso de acidente. 

Por isso, é importante avaliar se essa cobertura é relevante para o seu perfil e suas necessidades antes de contratar o seguro.

E se ficou interessado, não deixe de conhecer essa cobertura em nosso site.

E quanto custa em média um seguro de bicicleta?

O preço médio de um seguro de bicicleta pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como o valor da bicicleta, o tipo de cobertura desejado, a região em que você mora e outras características específicas do seguro e do ciclista. 

Além disso, cada seguradora tem suas próprias políticas de preços e condições de contratação.

Caso queira saber mais sobre o valor para a sua bike específica, você pode realizar uma simulação em nosso site e solicitar um orçamento especial. E caso você precise, temos o seguro para 

E aí, agora que viu os casos práticos de como o seguro de bike pode te ajudar e as principais vantagens desse produto, comenta aqui para nós se o seguro para bicicleta vale a pena.

Artigos relacionados
Seguro de Bicicleta

O seguro de bicicleta cobre roubo e furto?

Imagine o pesadelo de ter sua bicicleta roubada ou furtada. Nesta jornada, exploraremos como o…
Leia mais
Seguro de Bicicleta

Quais são as coberturas básicas oferecidas pelo seguro?

Imagine pedalando pelas ruas com o vento no rosto, aproveitando o ar livre e a sensação de…
Leia mais
Seguro de Bicicleta

A importância do seguro para bicicletas: Protegendo seu investimento em mobilidade

Nos últimos anos, a bicicleta transformou-se de um simples instrumento de lazer para um símbolo de…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *