A seguir vamos falar sobre um dos modelos da maior marca de bicicleta de Mountain Bike da história, a Specialized. Se você é praticante dessa modalidade esportiva do ciclismo ou pensa em adquirir uma boa bicicleta para iniciar a prática, você precisa conhecer a Specialized Chisel, sua qualidade, custo-benefício e designer inovador.
A marca norte-americana oferece o que há de mais inovador no mundo do ciclismo de MTB, com bikes e equipamentos especializados, além de todos os produtos que uma bike e um atleta de alta performance ou iniciante necessita. Então se você deseja saber mais sobre o modelo Chisel, acompanhe a leitura.
Specialized Chisel: características e propósito desta bicicleta
Com mais de 40 anos de corridas de mountain bike cross country (XC), a Specialized uniu todas as ideias de superação das dificuldades dos percursos de MTB e aplicou na sua nova criação, a Chisel, uma máquina de corrida, leve, rápida e eficiente.
As maiores dificuldades dos atletas nas corridas de MTB cross country as subidas. Elas são decisivas na hora de definir quem ganhará ou perderá a disputa. Uma bicicleta mais leve, é essencial na hora de vencer as subidas, e foi pensando nisso que a Specialized idealizou a Chisel com um dos quadros em alumínio mais leves do mercado, com menos de 1.400 gramas de fibra de carbono.
Trata-se da Tecnologia D’Aluisio Smartweld (DSW) junto ao alumínio M5 da era espacial, que permitem utilizar tubos mais leves e criar um quadro ultraleve, sem comprometer a resistência e rigidez da bicicleta. Tornando a Chisel o melhor modelo para enfrentar as subidas das competições, sem perder sua aceleração e eficiência.
Mas não só de subidas se faz uma competição, as pistas também estão cada vez mais técnicas, exigindo mais desenvoltura das bicicletas. Nesse sentido, a Specialized progrediu a geometria Epic Hardtail e aplicou na Chisel, fazendo dela a bicicleta hardtail (traseira rígida) de alumínio mais capaz existente.
De acordo com a marca, realizaram modificações no ângulo da caixa de direção, deixando-o mais aberto, com 68 graus, abaixando o movimento central e aumentando o avanço do tubo superior. Com isso, os tubos – suporte da corrente (chainstays) – foram encurtados, assim como o avanço (offset) do garfo foi reduzido. O resultado foi uma bicicleta muito mais ágil, segura, com uma estabilidade incrível nas descidas velozes, sem sacrificar a performance nas curvas ou na subida.
Especificações técnicas e inovações da Specialized Chisel
Entre as características técnicas e inovadoras da MTB Chisel, podemos destacar:
● Compatibilidade com canote retrátil: com o uso da tecnologia DSW, a Chisel se encaixa em um canote de 30.9mm, sem adicionar peso. Ou seja, você̂ pode utilizar canotes retráteis de grande curso para melhorar sua segurança nos terrenos mais técnicos.
● Cabeamento interno dos cabos: o modelo utiliza o cabeamento totalmente interno, incluindo as mangueiras de freio, os cabos de câmbio e o canote retrátil, protegidos dos desgastes.
● Eixo traseiro passante de 12X148mm: com um eixo traseiro passante de 12x148mm, a Chisel aumenta a resistência e estabilidade do quadro, aumentado a rigidez traseira e proporcionando maior potência nas descidas.
● Tecnologia D’Aluísio Smartweld: com os pontos de conexão afastados das áreas de impacto, os tubos e acabamentos podem ser modificados radicalmente. Além disso, as soldas possuem maior força, permitindo a inserção de maiores níveis de conformidade na estrutura de alumínio.
Specialized Chisel X outros modelos de MTBs
Por se tratar de um modelo importado e para quem já integra o mundo das competições, a Chisel é um modelo ideal. Seu objetivo é proporcionar ao ciclista leveza para grandes subidas, aceleração potente na execução de curvas com grande precisão e potência nas descidas, tudo isso em um só modelo e com fácil modificação de peças.
Porém, em relação a outros modelos brasileiros, é uma bike de alto custo e manutenção, tendo em vista ao que oferta e seu modelo importado. É uma bike que concorre com modelos potentes brasileiros, como a Soul SL 29, Caloi Carbon sport, Oggi 7.6, Sense Impact Race 2022, e outros modelos da mesma faixa de preço, porém a Chisel é a bike com o quadro de alumínio mais leve do mercado.
É o que coloca o modelo da Specialized Chisel — com dois modelos disponíveis, a Chisel e Chisel Comp — na frente dos outros modelos de mercado, sendo a melhor opção para os competidores.
Entre os fatores que contribuem para seu custo-benefício, temos as melhores modificações em peças, desde o quadro mais leve do mercado até a transmissão e freios de alta performance, como podemos ver nos dois modelos da Chisel.
Specialized Chisel 2022
Quadro: Specialized DSW
Transmissão: SRAM NX Eagle 12 velocidades
Suspensão: Rock Shox Judy Silver com amortecedor TurnKey
Pneus: Fast Trak
Freios: SRAM Levet T com rotores de 180/160 mm
Peso: 1.400 kg (apenas o quadro)
Cor: Prata com adesivação em preto / marrom brilhante com adesivação salmão.
Preço médio: R$ 13.990,00
Nível: Para ciclistas do nível intermediário ao avançado.
Specialized COMP Chisel 2022
Quadro: Specialized DSW
Transmissão: SRAM SX Eagle 12 velocidades
Suspensão: Rock Shox Judy Gold com amortecedor Motion Control
Pneus: Fast Trak
Freios: SRAM Levet T
Peso: 1.400 kg (apenas o quadro)
Cor: prata com adesivação em prata / vermelho com degradê em vinho e adesivação em branco perolado.
Preço médio: R$ 17.959,00
Nível: Para quem está na fase do pedal intermediário ao avançado.
De maneira geral, ela é considerada uma bicicleta de valor acessível, tendo como base o custo-benefício.
Dicas para otimizar o desempenho e prolongar a vida útil da sua Specialized Chisel
Uma bicicleta dessa performance e investimento precisa ser bem cuidada para manter seu desempenho. Por isso, é essencial realizar revisões periódicas da sua bike, para evitar desgastes das peças, desregulagem e baixa atuação. Além disso, manter a limpeza da bike, principalmente após trilhas em ambientes arenosos e com muita lama. Sempre utilizando produtos de limpeza que não afetem a tintura.
Relatos reais de ciclistas que tiveram sucesso com a Specialized Chisel
Com mais de 30 anos de carreira no MTB, Adriana Nascimento é considerada uma das atletas mais respeitada do país, com dezenas de títulos nacionais e internacionais, integrante e usuária dos modelos da Specialized. Para ela, a Chisel proporciona um desempenho fantástico para os atletas, sem gerar tanto desgaste físico nas pedaladas das subidas, já que oferece leveza e aceleração”.
Os ciclistas iniciantes, como Caio Tripa, foi um investimento superpositivo. “Já são mais de 2 anos de pedal com a Chisel, com quase 4.000 km rodados entre estradões, trilhas, singles tracks, barro, cicloviagens, e não tive nenhum problema de desenvoltura com ela até hoje.”
Por que contratrar seguro para bicicleta Specialized Chisel
A Specialized Chisel oferece o que há de melhor no mercado de MTB, sendo um investimento para os atletas. Por isso, é preciso garantir a segurança da bike através de um seguro, como o ofertado pela Bike Registrada.
O seguro de bike é a melhor maneira de garantir que você e a sua bicicleta estejam protegidos contra diversos tipos de eventos, a exemplo de furtos, acidentes, etc. Foi pensando nessa necessidade de proteção que a Bike Registrada iniciou o serviço de seguros, tanto para bikes urbanas quanto bikes de alta performance.
Para contratar o seguro, basta entrar em contato com a bike registrada e realizar uma simulação sobre a bike e o valor do seguro.
Specialized Chisel – vale a pena investir?
Como observado, a Specialized Chisel é uma bicicleta de alto valor, mas com excelente durabilidade, performance e custo-benefício, principalmente se você já faz parte ou deseja iniciar a vida de competições. Com peças de alto padrão, proporciona alto desempenho, além de facilitar a vida do atleta nos momentos de exaustão das provas.
Veredicto final, sim! Vale a pena investir nos modelos da Specialized Chisel.
Quer saber mais detalhes de como funciona as revisões ou a contratação de seguro? Acesse agora o site e veja todas as vantagens!