Se o frio faz os seus pés congelarem, imagine as suas mãos! Por isso, um bom par de luvas para andar de bicicleta é o que há pra garantir proteção extra contra o gelo. E esse vestuário vai muito além dessa vantagem. Ainda não sabia disso? Vem neste post descobrir todos os benefícios e dicas do assunto!
No Brasil Ride, Big Biker, Desafio Flona e, lógico, no clássico Tour de France, as luvas estão nas mãos dos bikers em todos os campeonatos de atletas de elite de mountain bike, ciclismo de estrada e outras modalidades. E as luvas abertas ou fechadas valem muito para os ciclistas iniciantes também.
Neste post você vai descobrir tudo sobre luva para andar de bicicleta. Desde seus benefícios, materiais, tipos, para escolher as suas logo!
Por que usar luvas para andar de bicicleta?
As luvas vão além de te dar um visual de ciclista bem preparado para qualquer terreno. Confira abaixo todas as vantagens de usar luvas para andar de bike:
- Garantem mais aderência nas manoplas e manetes de freio;
- Protegem suas mãos em quedas;
- Aquecem suas mãos nos dias frios;
- Evitam que o suor encharque as suas mãos;
- Previnem o formigamento e o inchaço das mãos, após horas de pedal;
- Amortecem as palmas das mãos.
O que pode acontecer se você não luva para andar de bicicleta?
O melhor é sempre se proteger contra acidentes de bike. Logo, as luvas são as suas parceiras nessa defesa.
Ou seja, não usar luva para pedalar é a porta de entrada para machucados nas mãos, se você cair. Na terra ou no asfalto, o estrago é certo!
Também, no frio, sem luvas de ciclismo, as suas mãos e pés vão congelar com o vento das baixas temperaturas.
E aquelas descidas insanas? A sua pegada nas manoplas fica prejudicada sem elas.
Luvas fechadas garantem alta proteção em trilhas de MTB (Foto: Axel Brunst/Unsplash)
Quais são os tipos de luvas para bike?
Luvas de dedos abertos
O modelo tem as pontas dos dedos abertas, o que ajuda bastante na circulação de ar. É um perfil de luva para ciclismo de estrada, MTB e para os pedais na cidade.
Luvas de dedos fechados
Como o próprio nome diz, protegem a sua mão inteira. Garantia de conforto, pegada e proteção extras em todos os sentidos, nos pedais mais leves ou agressivos. São ideais para o MTB raiz, mas também podem ser usadas em qualquer terreno.
Quais são os principais materiais das luvas para ciclista?
Algodão
Tudo o que é 100% algodão é sempre uma das melhores opções de vestuário. Portanto, a luva para andar de bicicleta feita desse material segue as mesmas qualidades: boa durabilidade, alta ventilação e conforto.
Poliéster
É um material resistente, mas que pode ser um pouco abafado nos dias de pedal sob sol. Já no frio, esse “defeito” vira uma grande qualidade.
Nylon
As roupas de ciclismo mais resistentes têm o nylon em sua composição. O material de vida longa ainda oferece uma boa elasticidade, o que é perfeito para as mãos, que tanto se mexem durante os pedais.
Luva de dedo aberto ajuda na hora de mexer no seu celular (Foto: Viktor Bystrov/Unsplash)
Como escolher a melhor luva para você?
Confira cada detalhe antes de escolher um par de luvas para andar de bicicleta. Pode até demorar um pouco, mas é o que faz toda a diferença nos seus passeios e treinos.
Defina o modelo
Luvas de bike com dedos abertos ou fechados? A sua pedalada é o que norteia a resposta para essa pergunta. No mais, decida por um modelo que garanta segurança em primeiro lugar.
Não esqueça o visual
O ciclismo tem tanto estilo como outros esportes. E isso é ótimo, pois você vai encontrar uma infinidade de cores e designs de luva para andar de bicicleta. Então, há opções de sobra para usar.
Pesquise os preços
Os preços de luvas de ciclismo variam bastante. Há modelos mais simples que custam R$75 e aqueles bem sofisticados, que passam dos R$180. Com certeza, de uma ponta a outra nesses valores, existem muitas luvas de bike que cabem no seu bolso.
Conheças as marcas
Specialized, FOX, Giro, Bontrager, entre tantas outras marcas fazem luvas para pedalar das mais variadas. Portanto, pesquise dentro desse mercado competitivo o que há de mais vantajoso em luvas de bike. Não esqueça de ver a garantia!
Sinta os materiais
Uma roupa que chama a atenção na vitrine nem sempre é a mais confortável.
Quando falamos em luvas para andar de bicicleta, conforto é algo essencial. Logo, sinta a luva ao seu toque e perceba se o material entrega uma boa sensação.
Experimente sempre
De nada adianta o par de luvas de bike que você escolheu ser bonito, confortável e com o preço que você gosta, se ele não garante um bom pedal.
Nas lojas de bike, experimente a luva e dê uma volta rápida de bicicleta com elas. Essa atitude garante uma escolha sem frustração.
Como cuidar do seu par de luvas de bike?
Escolhidas as suas luvas, você vai pedalar muito mais para usá-las ao seu máximo. Mas, esse uso intenso pede cuidados na mesma medida. Então, siga as dicas abaixo que garantem que o seu novo par de luvas para andar de bike, tenha vida longa:
- Lave as suas luvas quando estiverem muito suadas depois do pedal;
- Não use produtos que agridam o tecido das luvas;
- Seque as suas luvas de bike à sombra;
- Se possível, tenha um par de luvas extra, para revezar os pares e fazer eles durarem muito mais.
Antes de estilo, o seu pedal deve ter muita segurança. E a luva para andar de bicicleta precisa se encaixar nestes e em todos os outros tópicos que falamos aqui neste post. Porque o seu rendimento e confiança em pedalar ficarão melhores a cada treino.
Já quer sair do post e comprar as suas luvas para pedalar? Ajude a gente a entender quais são as suas dúvidas sobre esse item indispensável do seu pedal. Comente aqui abaixo!
Capa: Modelos de luva para andar de bike incluem fechos de velcro ou só elástico (Foto: Viktor Bystrov/Unsplash)